Dicas para escolher e utilizar corretamente o difusor para aromaterapia

Uma das principais maneiras de usufruir dos benefícios dos óleos essenciais é através do uso de difusor para aromaterapia. Mas você sabe qual é o adequado?

Aqui nesse post, vamos ter falar um pouquinho sobre os difusores, qual o indicado e quais devemos evitar.

1. Difusores por calor (a vela ou de tomada)

Esses são aqueles modelos tradicionais de cerâmica, onde você pinga a essência sobre o difusor e uma fonte de calor aquece o óleo a uma alta temperatura, e óleo por sua vez exala o vapor com cheiro. Porém este difusor deve ser evitado para aromaterapia no uso com óleos puros pois no processo de aquecimento ele esteriliza as propriedades benéficas dos óleos.

2. Difusores com filtro de algodão

Difusores com filtro são geralmente confundidos com difusores ultrasônicos pela sua aparência externa, mas não se engane, por dentro eles possuem um tubo de algodão que literalmente filtra o óleo essencial e por consequência as suas propriedades benéficas.

3. Difusores ultrasônicos

Sim, esses são os indicados.

Estes difusores possuem um tanque para se colocar água e óleo essencial, e no seu fundo uma pequena placa que produz uma frequência eletrônica que por sua vez produz uma vibração.

Esta vibração faz com que a água evapore sem aquecer e neste processo o vapor da água carrega consigo as moléculas intactas do óleo essencial. Este difusor é totalmente indicado para aromaterapia!

4. O que é cromoterapia?

Sempre indicamos difusores que tenham a função de cromoterapia, e aqui vamos explicar um pouquinho sobre os seus benefícios.

A luz tem um efeito poderoso sobre o nosso organismo, e pode induzir a efeitos calmante, refrescante, energizante e quando combinados ao aroma ajudam a promover o bem estar físico e mental. Isto combinado com a aromaterapia tem um poderoso efeito terapêutico sobre o nosso corpo e mente.

5. Onde instalar meu difusor?

A potencia do difusor não é medida pelo tamanho do seu tanque de água, mas na capacidade de difusão. Alguns difusores tem uma capacidade reduzida, e atendem a áreas menores, enquanto outros são maiores e são indicados para espaços amplos. Pergunte ao seu vendedor com base no local onde quer instalar, qual o modelo adequado.

Evite instalar o difusor em locais com correntes de vento naturais ou de ar-condicionado, ou dentro de móveis com nichos confinados.

6. Sobre o tempo de difusão?

Existem difusores com controle de tempo de difusão, de 2, 4, 6, 8 ou mais horas. Escolha o que melhor se adeque a sua necessidade. Os difusores ultrasônicos de qualidade se desligam sozinho após o término da água em seu recipiente, e outros possuem a função intervalada, fazendo a difusão por alguns minutos, e parando por outro intervalo de tempo.

7. Como conservar o difusor?

Para uma limpeza simples, diária, basta passar um pano macio e úmido no receptáculo de água e limpar delicadamente, principalmente as bordas internas onde geralmente o óleo se acumula.

Se quiser fazer uma limpeza mais profunda aqui vai a dica:

  • Coloque água no tanque do difusor como se fosse usar para aromaterapia
  • Pingue 8 gotas de vinagre (branco) na água
  • Ligue o difusor normalmente e deixe funcionar por 5 minutos
  • Desligue o difusor, retire toda a água e seque levemente com um pano macio

 Aqui no site, temos alguns modelos de difusores ultrasônicos que são perfeitos para o uso na aromaterapia.