Lavanda - a queridinha da aromaterapia

LAVANDA

A lavanda é um dos óleos essenciais mais usados graças à versatilidade de suas propriedades e também a sua delicadeza. E seu uso não vem de hoje. Há registros de que os próprios egípcios e romanos usavam a lavanda para relaxamento, banhos e perfume. Com aroma inconfundível, suas propriedades calmantes e relaxantes a tornam praticamente sinônimo de aromaterapia. 

Dentre os inúmeros benefícios que o óleo essencial de lavanda apresenta, ele acalma os nervos, relaxa os músculos, é considerado um antidepressivo natural, facilita o sono e a digestão e também é utilizado como antisséptico e antibacteriano. Abaixo algumas informações sobre a planta:

Lavandula angustifolia

  • Nome científico: Lavandula angustifolia
  • Parte da planta onde é extraído o óleo: Flor
  • Método de extração: Destilação a vapor
  • Descrição aromática: Acolhedor, condimentado, herbáceo
  • Principais componentes químicos: Linalool, Linalyl acetate, Ocimene


Veja algumas dicas práticas de como fazer uso da lavanda para melhorar seu dia a dia.

Dormir melhor

Uma boa noite de sono é revigorante e indispensável. E a lavanda pode ajudar você a obter isso. No seu criado mudo, próximo ao travesseiro, use um tecido embebido com óleo essencial de lavanda. Você também pode preparar uma pequena almofada com flores de lavanda secas e algumas gotas de óleo essencial de lavanda. 

Dica: em tempos de pandemia, vale pingar uma a duas gotinhas na mascara para uma sensação gostosa de relaxamento.

Massagem

Por sua delicadeza e propriedades relaxantes, as massagens e o óleo essencial de lavanda combinam perfeitamente, ajudando a promover uma ação antiestresse e o relaxamento muscular. Massagens com óleo essencial de lavanda são indicadas inclusive para quem sofre de de artrite reumatoide. Apesar de poder ser usado puro, uma mistura de óleo essencial de lavanda com gel de aloe vera ou com uma base de óleo vegetal, como por exemplo, óleo de amêndoa doce, também é recomendado. 

Picadas de insetos

Talvez você não tenha percebido, mas inúmeros produtos destinados às picadas de inseto são produzidos à base de óleo essencial de lavanda. Experimente misturar uma colher de chá de aloe vera e duas gotas de óleo essencial de lavanda, aplicando na pele sobre a área da picada. 

Compressa de lavanda

As compressas de lavanda podem ser usadas para aliviar uma série de dores. Opte pela compressa fria para cuidar de contusões. Ou, escolha a compressa quente para dor de garganta e espasmos musculares. Basta mergulhar um pano ou gaze na água fria ou quente e então adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda logo antes de aplicar a compressa na região a ser tratada.

Escalda pé relaxante

Nossos pés reúnem milhares de terminações nervosas, o que os tornam uma região perfeita para práticas que estimulem o relaxamento. O escalda pé é uma delas. Em uma bacia, use 2 colheres de sopa de sal e 4 gotas de óleo essencial de lavanda. Se você quiser experimentar em uma banheira, use até 1 xícara de sal grosso e de 10 a 15 gotas de óleo essencial de lavanda. Depois, é relaxar e se permitir aproveitar esse momento de cuidado consigo mesmo. 

Anticaspa

Dentre seus diversos usos, o tratamento da caspa também está entre as propriedades do óleo essencial de lavanda. Isso porque ao massagear o couro cabeludo regularmente com óleo essencial de lavanda, a circulação sanguínea é ativada, estimulando o combate à caspa.

Acne

Graças as suas propriedades, o óleo essencial de lavanda é capaz de inibir as bactérias responsáveis pelas infecções da pele que levam ao surgimento da acne, ajudando a obter um equilíbrio da secreção de sebo cutâneo. 

Sim, este óleo é um queridinho da aromaterapia, e possui muitas propriedades, aproveite as dicas acima e potencialize o uso desse que é um dos óleos mais importantes da aromaterapia.