Uso seguro dos óleos essenciais.

O consumo dos óleos essenciais cresceu muito neste período de pandemia, porém devemos observar sempre as regras de uso seguro para preservar a nossa saúde. 

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e muito poderosas. Para se ter uma ideia, são necessários 75 limões para se produzir um frasco de 15 ml do seu óleo essencial e uma gota do óleo de hortelã pimenta equivale a 25 bolsas de chá desta planta.

É comum menosprezarmos o potencial terapêutico dos óleos, achando que por serem substancias naturais, terão menos efeito do que um remédio convencional, ou que podem ser consumidas em altas quantidades. Por isso recomendamos que o uso dos óleos essências, principalmente de ingestão, deve ser feita de preferencia com acompanhamento e orientação de um aromaterapeuta habilitado.

Abaixo indicaremos algumas formas de uso dos óleos essenciais:

Aromático:

Uma das formas mais comuns de uso, é através da inalação do óleo essencial. Eles podem ser inalados através de acessórios, como colares de aromaterapia, pulseiras, inaladores nasais, difusores ultra-sônicos ou diretamente sobre a pele.

A inalação tem um efeito poderoso, pois as moléculas do óleo essencial viajam através do nariz indo diretamente ao sistema límbico no cérebro. Os nossos receptores olfativos estão conectados diretamente ao sistema límbico que é a parte mais primitiva do cérebro, responsável pelas nossas emoções e sentimentos. Esta parte do cérebro controla as respostas, humor, memórias, secreção de hormônio e promove alterações químicas.

Além disso as moléculas do óleo essencial entram pelo pulmão e são absorvidas pelo corpo.

Uso tópico (na pele):

Os óleos essenciais são rapidamente absorvidos pela pele, e chegam pela corrente sanguínea ao nosso sistema circulatório, e penetram as células do nosso corpo. Sempre que o óleo essencial for usado de forma tópica, na pele, é adequado que seja feita a diluição dele em um óleo carreador de sua preferencia. Além disso o óleo carreador dificulta a evaporação do óleo essencial criando uma fina camada, dando mais tempo para o corpo absorve-lo.

As melhores parte do corpo para o uso tópico são: Têmporas, testa, atrás das orelhas (pele é mais fina e absorve mais rápido), pescoço, coluna espinhal, abdomen, sola dos pés mandíbula, ombros, pulsos e outros órgãos vitais.

Nota: Aplicar os óleos longe de areas sensíveis como olhos, mucosas, órgãos genitais. E para aplicação em crianças, além de seguir a tabela de diluição, aplique em áreas longe do contato das mãozinhas, como as costas ou sola dos pés.

Evite o uso de óleos que reagem na pele com o sol como o limão, ou óleos dermo-cáusticos como canela ou orégano.

Ingestão:

Esta forma de uso deve ser sempre acompanhada por um aromaterapeuta profissional habilitado. 

Para o uso seguro na ingestão de oleos essenciais, voce primeiramente dever ter certeza de que o óleos é 100% puro.

Além disso o óleo deve ser seguro para ingestão, ou seja ser 100% puro não significa que o óleo pode ser ingerido (ex. de óleos que não podem ser ingeridos: eucalipto, cipreste, cedro...), consulte o rótulo para informações sobre a ingestão e caso não encontre consulte o fabricante.

Os óleos sem dúvida trazem muitos benefícios e vieram para ficar, porém devem ser utilizados com responsabilidade. Na dúvida sempre consulte um aromaterapeuta, faça o uso seguro e aproveite tudo o que a natureza pode oferecer para você.